8.10.07

Salome - Oscar Wilde - Richard Strauss

A cantora húngara Alice Guszalewicz como Salomé
(até há algum tempo pensava-se que seria o próprio Oscar Wilde)


Salomé exige a cabeça de João Baptista, de Gustave Moreau

Oscar Wilde escreveu a maior parte do texto de "Salome" em Paris, em 1891, e em Francês, possivelmente após ter visto as pinturas de Gustave Moreau sobre o mesmo tema e, também possivelmente, para Sarah Bernhardt (embora ele o tenha negado).

Sarah Bernhardt retratada por Georges Clairin,
no Petit Palais, em Paris

Em 1892, quando a peça já estava em ensaios para a estreia no Palace Theatre, a censura recusou-a, alegando que não era permitido representar personagens bíblicas no palco. O facto é que "Salome" aborda temas considerados, à época, imorais, o que terá pesado fortemente na decisão. A estreia em Paris deu-se em 1896, quando Wilde cumpria a pena de dois anos de trabalhos forçados por conduta "imoral" (a sua relação íntima com Alfred Douglas).
Richard Strauss assistiu a uma das primeiras representações de "Salome" na Alemanha, em Berlim, e escreveu o libreto para a sua ópera a partir do texto de Wilde. A estreia mundial aconteceu na Ópera de Dresden, em 1905. Ainda hoje é considerada uma ópera difícil e Maria Wittich, a primeira Salomé de Strauss, recusou-se inicialmente a cantar o papel, dando como pretexto a indecência da personagem. A cena final é um dos maiores momentos de toda a História da Ópera.

O tetrarca Herodes está avassalado de uma atracção fatal por Salomé, sua enteada, filha de Herodíade (ou Herodias), e pede-lhe que dance para ele. Como ela recusa, oferece-lhe tudo o que ela lhe pedir em troca. Salomé cede, para lhe exigir em seguida a cabeça de Jochanaan (João Baptista), que resistiu às suas tentativas para o seduzir.

Dança dos Sete Véus


Herodes começa por recusar o pedido, transformado em exigência, de Salomé, mas vê-se obrigado a satisfazê-lo. Salomé poderá finalmente beijar a boca do Baptista. Nos últimos momentos ela diz: "Terá sabido a sangue? Não, talvez tenha sabido a amor".

Cena final


Salome - Teresa Stratas
Herodias - Astrid Varnay
Herodes - Hans Beirer

Orquestra Filarmónica de Viena dirigida por Karl Böhm
Encenação de Götz Friedrich

Nota: O filme foi realizado em 1974, com o som gravado previamente.

Aqui e aqui, está a cena final cantada por Karita Mattila , no Met de Nova Iorque (registo sonoro, com fotografias).

11 comentários:

  1. Excelente divulgación de esta obra cumbre, Paulo. Veo que a ti también te gusta el jazz clásico ;)

    ResponderEliminar
  2. Cara Marian. Acho a "Salome" uma das obras mais importantes da História da Música. E Teresa Stratas é, nesta versão, a personificação de Salomé.
    Obigado pela visita.

    ResponderEliminar
  3. Tens mesmo a certeza de que não é o Oscar Wilde na primeira foto? É tal e qual.
    Sempre que se fala da "Salomé" de R.Strauss, vem-me à memória a interpretação de Catherine Malfitano, que vi, na TV, há uns 10 anos atrás. Não tanto pela voz, mas pela forma sexualizada como ela beija a cabeça de S.João Baptista. Na altura deu brado, não sei se te recordas.
    Parabéns pela excelente postagem sobre o tema.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. A certeza não tenho. Há alguns sites que identificam a pessoa fotografada como Oscar Wilde, como antes se pensava, mas encontrei outras informações que indicam que se trata daquela cantora húngara, que também cantou Salomé em Dresden, em 1908, com grande sucesso. A foto datará de 1910(?).
    Também me lembro das interpretações da Malfitano. Muito interessantes. Aliás há uma versão de Covent Garden, em que o seu João Baptista é o Bryn Terfel. Não sei se é a essa que te referes.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. A Salome da Stratas já fez correr muita tinta pelo meu espaço - http://operaedemaisinteresses.blogspot.com/2007/07/sie-ist-ein-ungeheuer-deine-tochter.html...

    Na actualidade, a Mattila é a melhor ;-)
    No início dos anos 1990, a tripla Studer/Terfel/Sinopoli fez história, gravando a mais perfeita que conheço!

    Cumprimentos operáticos

    Il Dissoluto Punito

    ResponderEliminar
  6. Caro Dissoluto,

    Também me parece que a Mattila é a melhor Salomé actualmente. Como não a vi neste papel em Paris nem em Nova Iorque, só conheço o registo sonoro e fotografias do Met. Mas já a vi em outras ocasiões. É pena que o último recital dela na Gulbenkian tenha tido um programa tão fraco. Quem já a viu em ópera sabe que ela faz muito melhor que aquilo. Mas infelizmente não é provável que venha a Lisboa cantar Salomé.

    A gravação da Studer é muito boa, mas logo a seguir ela começou a ter problemas, talvez por insistir demasiado num repertório que não era para o seu tipo de voz.

    Obrigado pela visita.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. Lastima os sete véus parecem um burka. Feliz da ver Astrid Varnay 'in person'

    ResponderEliminar
  8. Mas quando Teresa Stratas tira a "burka", fica linda.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  9. Olá! Gostaria de saber se vocês possuem essa peça em português! Estou procurando-a, mas só a encontro em espanhól e inglês.

    Meu e-mail: lucyellenlima@gmail.com

    Aguardo resposta!
    Desde já, muito Obrigada!

    ResponderEliminar
  10. Lu de Lima,
    Também não tenho a peça em Português.

    ResponderEliminar
  11. Lu de lima,
    Tem a peça em português, sim.
    Em São Paulo tem, é só encomendar.

    ResponderEliminar