2.12.07

Flores azuis


Salvia pratensis (identificada por Maria Carvalho)

7 comentários:

  1. Poderia ter adivinhado que é uma salvia se tivesse tocado no interior de uma das flores. Ela pensaria que tinha a visita de um besouro e os estames no topo da flor (parecem uma língua de víbora) cairiam sobre o seu dedo deixando lá um punhado de pólen. Um truque (quase) só delas. Este é um exemplar de Salvia pratensis.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Maria. Não conhecia esse truque da salvia. Um dia destes apresento aqui outra "desconhecida" de Alcoentre, essa menos azul e mais lilás.

    ResponderEliminar
  3. Ando há q tempos a tentar identificar essa planta q cresce expontaneamente no meu jardim...q era uma salvia já sabia. Finalmente sei q é uma S. pratensis :-)

    ResponderEliminar
  4. Gintoino, confesso que andava um bocado longe. Quando voltar a ver uma salvia ponho logo o dedo para experimentar a sua "língua".

    ResponderEliminar
  5. Paulo, os nossos campos têm flores tão bonitas, dignas de serem apreciadas.

    ResponderEliminar
  6. Definitivamente aí no sul é primavera! Também não me posso queixar muito, o meu hipericão resolveu dar uma flor. O que é estranho porque a altura típica da floração é o verão, por isso chamam ao H. perforatum erva de S.João. Acho que as plantas andam um bocado confusas!

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. É verdade. Descobrir estes ares de primavera nos campos em Dezembro não é muito normal. Eu gosto de sol, mas é preocupante.

    ResponderEliminar