3.12.07

Medronheiro - Alcoentre


Arbutus unedo

7 comentários:

  1. Que linda foto, fruto e flores? Acho que não conheco esta espécie; vi hoje no blog, a sombra verde, tambem!
    Aqui algumas paineiras estão novamente floridas! Lembrei-me de vces. Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha de fotografias!
    É um prazer ver o mundo (também) através do teu olhar!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Lúcia, o medronheiro é um parente da urze (família Ericaceae) e esta espécie encontra-se com alguma frequência em Portugal e Espanha e zonas do Mediterrâneo. Também há algumas espécies de Arbutus na América. Veja aqui.
    A floração tem início quando os últimos frutos ainda estão a amadurecer, à semelhança das laranjeiras.

    Obrigado, ez.

    ResponderEliminar
  4. Ora aqui está um belo medronheiro feito árvore!

    P.s.- O medronheiro também cresce no sudoeste da Irlanda e alguns botânicos defendem que é uma das espécies que herdámos da flora prévia à última glaciação.

    ResponderEliminar
  5. Pedro, obrigado pela informação complementar.

    ResponderEliminar
  6. Que vermelhinho! Estou com uma pontinha de inveja, há tantos anos que não como medronhos. Suponho que não ficou lá!

    ResponderEliminar
  7. Ele riu-se para mim e eu não resisti.

    ResponderEliminar