São Carlos - pormenor do tecto da sala principal (TNSC) |
Temos temporada! O director artístico do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), Martin André, apresentou-a hoje de manhã. Será talvez a temporada possível dentro das nossas limitações financeiras, mas sente-se uma enorme vontade de trazer o público de volta ao Teatro após o ano da transição.
A temporada lírica terá início em Outubro, com "Don Carlo", que não se ouve em Lisboa há quase trinta e cinco anos, numa nova produção do TNSC, com encenação de Stephen Langridge, direcção musical de Martin André e as interpretações de, entre outros, Fabio Sartori, Enrico Iori, Dmitri Platanias e Enkelejda Shkosa. Elisabete Matos fará o seu esperado regresso ao palco de São Carlos no papel de Elisabetta di Valois.
Maquete para "Don Carlo" (HARDMUSICA) |
Em Dezembro, a ópera "O Gato das Botas", de Montsalvatge, será apresentada em Português no Teatro Camões, especialmente para famílias e escolas. A produção é do Teatro Real de Madrid e a encenação é de Emilio Sagi.
"Così Fan Tutte" vem em Janeiro, numa produção da Vlaamse Opera.
Março terá "Madama Butterfly", com Adina Nitescu. A produção vem da Ópera Real de Copenhaga e a direcção musical caberá a Antonio Pirolli.
Em Maio assistiremos a mais uma nova produção (dois em um) do TNSC: "Turandot" (de Busoni) e "Francesca da Rimini" (de Rachmaninov).
Para terminar a temporada lírica, "Don Pasquale", com Renato Girolami, Carla Caramujo e a maestrina Ariane Matiakh. A produção é do Teatro La Fenice.
Também haverá Óperas no Salão Nobre: "Amor; Traição; Morte" é o tema para quatro mini-óperas encomendadas a compositores portugueses e a ópera "O Basculho da Chaminé", de Marcos Portugal, será apresentada na comemoração dos 250 anos do nascimento do compositor.
Na temporada sinfónica teremos vários ciclos, com destaque para "Homenagem a Liszt", "Walton & Wagner" (em Fevereiro, com as presenças de Ana Bela Chaves e Gerardo Ribeiro), "Rachmaninov e a Música Russa" (numa interessante colaboração com a Fundação Gulbenkian: a Orquestra Gulbenkian vem a São Carlos com Sequeira Costa e a Orquestra Sinfónica Portuguesa vai com Artur Pizarro e Martin André à Gulbenkian; neste ciclo serão tocados os quatro concertos de Rachmaninov) e "Alma Portuguesa" (no Salão Nobre; os programas incluem sempre um ou dois compositores portugueses).
Em Dezembro, a Companhia Nacional de Bailado e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direcção de Joana Carneiro, apresentarão "Romeu e Julieta", de Prokofiev, com coreografia de John Cranko.
Ficámos ainda a saber que o maestro titular do Coro do TNSC, Giovanni Andreoli, regressa em Setembro a tempo inteiro.
Em 2013 haverá Wagner.
Nada mau. Vou adorar ver o Don Carlo, nunca vi ao vivo.
ResponderEliminarObrigada pela informação tão atempada, depois lerei as novidades mais atentamente...
Quanto a 2013, é verdadeiramente uma notícia saber que vamos voltar a ter Wagner em São Carlos!!!
Elsa,
ResponderEliminarO "Don Carlo" é a jóia da coroa de uma temporada que, embora contida (haver temporada já é uma sorte), é arejada, à falta de melhor adjectivo.
Quero igualmente acreditar que a próxima temporada, ora apresentada, seja o produto do efeito assaz severo, infligido pelo espartilho financeiro ao qual se encontra subjugada. Seja como for, o meu regresso a São Carlos far-se-á com o Don Carlo.
ResponderEliminarHugo,
ResponderEliminarPenso que não há dúvidas quanto às dificuldades financeiras que o Teatro actualmente atravessa.
O Don Carlo interessa-me. Boa!
ResponderEliminarCosì Fan Tutte a ponderar bem...
Madama Butterfly interessa-me. Parece uma boa actriz, mas cantora de alguns defeitos (filmes disponíveis da Butterfly no YouTube). Vou ver!
Turandot + Rimìni... talvez.
Esse Don Pasquale é uma aposta, ainda mais com o selo do La Felice. Ok! :-P
Não percebo é porque ainda não têm os programas impressos......
PS. ontem o Google já encontrava alguns destes espectáculos, lol. Aquele site bem que podia ser redesenhado.
O site está muito confuso, sim.
ResponderEliminarOlha, Olha, coisas boas! assim sim. Ah este Don Carlo, se puder, estou lá! E a Butterfly tambem. E a Turandot acho que vai ser uma boa descoberta. Mozart nao é muito a minha onda mas se calhar lá vou. Este ano ficamos a saber mais cedo do que tem vindo a ser costume o que por lá se vai passar, e ainda bem!
ResponderEliminarBlogger,
ResponderEliminarAté ver, uma coisa parece certa: o público está contente com a nova temporada.
Dentro do possível, poderá ser um bom esforço, muito acima do que tem sido nos últimos anos. Já tinha decidido não renovar a minha assinatura (que é muito antiga), mas vou repensar a situação.
ResponderEliminarObrigado pela informação, estou fora do país, o que torna a informação mais distante também.
Vou tentar pelo menos madama butterfly e o bailado. A presença de ana Bela Chaves e o Gerardo é também uma excelente notícia e os concertos de Rachmaninov também - as "residências" cruzadas parecem-me uma ideia salutar. gostei.
ResponderEliminarContas de uma maneira que quase (quase quase quase) me dá vontade de desemigrar!
ResponderEliminarNão desemigres agora, Helena. Tens de me dar um tempinho.
ResponderEliminarÉ notório o teu (e não só teu) entusiasmo.
ResponderEliminarAinda bem.
Uau! Que bom! E os bilhetes já estão à venda? Sabe-se alguma coisa disso? Andei às voltas no sítio e não consegui perceber. Que excelentes e auspiciosas notícias: habemus ópera no S. Carlos!
ResponderEliminarDo calendário da bilheteira ainda não sei, Io.
ResponderEliminarVou ver todos os concertos para piano e orquestra de rachmaninov, mesmo preferindo em vez toca-los. Melhor compositor para piano de sempre na minha opiniao
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