14.6.11

São Carlos - Temporada 2011/12

São Carlos - pormenor do tecto da sala principal (TNSC)

Temos temporada! O director artístico do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), Martin André, apresentou-a hoje de manhã. Será talvez a temporada possível dentro das nossas limitações financeiras, mas sente-se uma enorme vontade de trazer o público de volta ao Teatro após o ano da transição.
A temporada lírica terá início em Outubro, com "Don Carlo", que não se ouve em Lisboa há quase trinta e cinco anos, numa nova produção do TNSC, com encenação de Stephen Langridge, direcção musical de Martin André e as interpretações de, entre outros, Fabio Sartori, Enrico Iori, Dmitri Platanias e Enkelejda Shkosa. Elisabete Matos fará o seu esperado regresso ao palco de São Carlos no papel de Elisabetta di Valois.

Maquete para "Don Carlo" (HARDMUSICA)
Em Dezembro, a ópera "O Gato das Botas", de Montsalvatge, será apresentada em Português no Teatro Camões, especialmente para famílias e escolas. A produção é do Teatro Real de Madrid e a encenação é de Emilio Sagi.
"Così Fan Tutte" vem em Janeiro, numa produção da Vlaamse Opera.
Março terá "Madama Butterfly", com Adina Nitescu. A produção vem da Ópera Real de Copenhaga e a direcção musical caberá a Antonio Pirolli.
Em Maio assistiremos a mais uma nova produção (dois em um) do TNSC: "Turandot" (de Busoni) e "Francesca da Rimini" (de Rachmaninov).
Para terminar a temporada lírica, "Don Pasquale", com Renato Girolami, Carla Caramujo e a maestrina Ariane Matiakh. A produção é do Teatro La Fenice.
Também haverá Óperas no Salão Nobre: "Amor; Traição; Morte" é o tema para quatro mini-óperas encomendadas a compositores portugueses e a ópera "O Basculho da Chaminé", de Marcos Portugal, será apresentada na comemoração dos 250 anos do nascimento do compositor.
Na temporada sinfónica teremos vários ciclos, com destaque para "Homenagem a Liszt", "Walton & Wagner" (em Fevereiro, com as presenças de Ana Bela Chaves e Gerardo Ribeiro), "Rachmaninov e a Música Russa" (numa interessante colaboração com a Fundação Gulbenkian: a Orquestra Gulbenkian vem a São Carlos com Sequeira Costa e a Orquestra Sinfónica Portuguesa vai com Artur Pizarro e Martin André à Gulbenkian; neste ciclo serão tocados os quatro concertos de Rachmaninov) e "Alma Portuguesa" (no Salão Nobre; os programas incluem sempre um ou dois compositores portugueses).
Em Dezembro, a Companhia Nacional de Bailado e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direcção de Joana Carneiro, apresentarão "Romeu e Julieta", de Prokofiev, com coreografia de John Cranko.
Ficámos ainda a saber que o maestro titular do Coro do TNSC, Giovanni Andreoli, regressa em Setembro a tempo inteiro.
Em 2013 haverá Wagner.

16 comentários:

  1. Elsa Mendes14.6.11

    Nada mau. Vou adorar ver o Don Carlo, nunca vi ao vivo.
    Obrigada pela informação tão atempada, depois lerei as novidades mais atentamente...

    Quanto a 2013, é verdadeiramente uma notícia saber que vamos voltar a ter Wagner em São Carlos!!!

    ResponderEliminar
  2. Elsa,
    O "Don Carlo" é a jóia da coroa de uma temporada que, embora contida (haver temporada já é uma sorte), é arejada, à falta de melhor adjectivo.

    ResponderEliminar
  3. Quero igualmente acreditar que a próxima temporada, ora apresentada, seja o produto do efeito assaz severo, infligido pelo espartilho financeiro ao qual se encontra subjugada. Seja como for, o meu regresso a São Carlos far-se-á com o Don Carlo.

    ResponderEliminar
  4. Hugo,
    Penso que não há dúvidas quanto às dificuldades financeiras que o Teatro actualmente atravessa.

    ResponderEliminar
  5. O Don Carlo interessa-me. Boa!
    Così Fan Tutte a ponderar bem...
    Madama Butterfly interessa-me. Parece uma boa actriz, mas cantora de alguns defeitos (filmes disponíveis da Butterfly no YouTube). Vou ver!
    Turandot + Rimìni... talvez.
    Esse Don Pasquale é uma aposta, ainda mais com o selo do La Felice. Ok! :-P
    Não percebo é porque ainda não têm os programas impressos......
    PS. ontem o Google já encontrava alguns destes espectáculos, lol. Aquele site bem que podia ser redesenhado.

    ResponderEliminar
  6. O site está muito confuso, sim.

    ResponderEliminar
  7. Olha, Olha, coisas boas! assim sim. Ah este Don Carlo, se puder, estou lá! E a Butterfly tambem. E a Turandot acho que vai ser uma boa descoberta. Mozart nao é muito a minha onda mas se calhar lá vou. Este ano ficamos a saber mais cedo do que tem vindo a ser costume o que por lá se vai passar, e ainda bem!

    ResponderEliminar
  8. Blogger,
    Até ver, uma coisa parece certa: o público está contente com a nova temporada.

    ResponderEliminar
  9. Dentro do possível, poderá ser um bom esforço, muito acima do que tem sido nos últimos anos. Já tinha decidido não renovar a minha assinatura (que é muito antiga), mas vou repensar a situação.
    Obrigado pela informação, estou fora do país, o que torna a informação mais distante também.

    ResponderEliminar
  10. Vou tentar pelo menos madama butterfly e o bailado. A presença de ana Bela Chaves e o Gerardo é também uma excelente notícia e os concertos de Rachmaninov também - as "residências" cruzadas parecem-me uma ideia salutar. gostei.

    ResponderEliminar
  11. Contas de uma maneira que quase (quase quase quase) me dá vontade de desemigrar!

    ResponderEliminar
  12. Não desemigres agora, Helena. Tens de me dar um tempinho.

    ResponderEliminar
  13. É notório o teu (e não só teu) entusiasmo.
    Ainda bem.

    ResponderEliminar
  14. Uau! Que bom! E os bilhetes já estão à venda? Sabe-se alguma coisa disso? Andei às voltas no sítio e não consegui perceber. Que excelentes e auspiciosas notícias: habemus ópera no S. Carlos!

    ResponderEliminar
  15. Do calendário da bilheteira ainda não sei, Io.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo11.3.12

    Vou ver todos os concertos para piano e orquestra de rachmaninov, mesmo preferindo em vez toca-los. Melhor compositor para piano de sempre na minha opiniao

    ResponderEliminar