2.1.08

O Despertar de Brünnhilde - "Heil dir, Sonne!"

Acordar

Acordar assim. Para o dia, ou para o ano, mesmo que um e outro comecem com chuva. Saudar o Sol, a luz, os deuses e o mundo.


BRÜNNHILDE
Heil dir, Sonne!
Heil dir, Licht!
Heil dir, leuchtender Tag!
Lang war mein Schlaf;
ich bin erwacht.
Wer ist der Held, der mich erweckt'?
Salve, Sol!
Salve, Luz!
Salve, dia glorioso!
O meu sono foi longo;
acordei.
Quem é o herói que me acordou?
SIEGFRIED
(von ihrem Blicke und ihrer Stimme
feierlich ergriffen, steht wie festgebannt)
Durch das Feuer drang ich,
das den Fels umbrann;
ich erbrach dir den festen Helm:
Siegfried bin ich, der dich erweckt'.

(impressionado com o olhar e a voz de Brünnhilde,
fica petrificado)
Penetrei o fogo
que arde em torno do rochedo;
livrei-te do sólido elmo:
O meu nome é Siegfried. Fui eu quem te acordou.
BRÜNNHILDE
(hoch aufgerichtet sitzend)
Heil euch, Götter!
Heil dir, Welt!
Heil dir, prangende Erde!
Zu End' ist nun mein Schlaf;
erwacht, seh' ich:
Siegfried ist es, der mich erweckt!

(sentando-se)
Salve, Deuses!
Salve, Mundo!
Salve, Terra brilhante!
O meu sono chegou ao fim;
acordada, vejo:
Foi Siegfried quem me acordou!


SIEGFRIED
(in erhabenste Verzückung ausbrechend)
O Heil der Mutter, die mich gebar;
Heil der Erde, die mich genährt!
Daß ich das Aug' erschaut,
das jetzt mir Seligem lacht!

(irrompendo num arrebatamento sublime)
Salve, ó Mãe, que me deu à luz!
Salve, ó Terra, que me alimentou!
Para eu ver, feliz,
estes olhos que me riem!
BRÜNNHILDE
(mit größter Bewegtheit)
O Heil der Mutter, die dich gebar!
Heil der Erde, die dich genährt!
Nur dein Blick durfte mich schau'n,
erwachen durft' ich nur dir!

(com grande comoção)
Salve, ó Mãe, que te deu à luz!
Salve, ó Terra, que te alimentou!
Só o teu olhar me poderia ver,
Só para ti poderia acordar!
(Beide bleiben voll strahlenden Entzückens
in ihren gegenseitigen Anblick verloren)
O Siegfried! Siegfried! Seliger Held!
Du Wecker des Lebens, siegendes Licht!
O wüßtest du, Lust der Welt,
wie ich dich je geliebt!
Du warst mein Sinnen,
mein Sorgen du!
Dich Zarten nährt' ich,
noch eh' du gezeugt;
noch eh' du geboren,
barg dich mein Schild:
so lang' lieb' ich dich, Siegfried!
(...)

(ambos ficam num encanto resplandecente,
perdidos no olhar um do outro)
Ó Siegfried! Siegfried! Herói bem-aventurado!
Tu acordas a vida, luz vitoriosa!
Se tu soubesses, alegria do mundo,
como eu sempre te amei!
Tu eras o meu pensamento,
a minha inquietação eras tu!
Cuidei de ti,
antes de o sentires.
Antes de nasceres,
protegeu-te o meu escudo.
Amo-te há todo este tempo, Siegfried!
(...)


(Brünnhilde também acorda aqui.)

7 comentários:

  1. Wagner nunca foi o meu forte. Mas foi muito bom ouvir e ver este video que partilhas connosco. Um momento muito belo, muito emocionante.
    Um beijinho grande para ti

    ResponderEliminar
  2. Enquanto o T.N.S.Carlos não retoma "O Anel de Nibelungo", sempre vamos tendo um cheirinho de Siegfried, neste teu jardim das delícias.
    Bela forma de saudar a chegada do novo ano. Obrigada.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Cigarra,
    em vez de termos a saga do nibelungo, temos a saga do São Carlos, que mais parece uma chaga aberta.

    Ana,
    precisei da energia daquele acordar para começar o novo ano.

    Beijos para as duas.

    ResponderEliminar
  4. Renascimento. Era isso que os antigos festejavam nesta altura, o renascimento do sol e da natureza. Para os apaixonados parece que o mundo em volta renasce, mesmo que esteja a cair aos bocados.

    Tens razão, é diferente ouvir uma segunda vez.

    Lindíssima, a menina do post de cima. Afinal sempre tinhas flores :) (2 em 1 outra vez)

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Jardineira, provavelmente era essa a intenção de Patrice Chéreau ao encenar aquele mundo em ruínas:"para os apaixonados parece que o mundo em volta renasce". Mas aquele, uma ópera mais tarde, acaba por se desmoronar de vez.

    A insistência pode trazer as suas compensações.

    Bom fim de semana para ti também.

    P.S. A menina de cima, achei-a por aí...

    ResponderEliminar
  6. Talvez seja por isso que ainda hoje se continua a celebrar o renascimento. Para lembrar que o renascimento e a destruição se sucedem ciclicamente e não há para sempre.

    E seria terrível se se deixasse de celebrar. Não haveria forma de sobreviver ao inverno.

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Esse despertar é mais do que abrir os olhos,é na verdade uma magnífica metáfora que o genial Wagner deixou-nos sobre o poder libertador que apenas o amor tem.Só um legítimo amor pode revelar-nos as melhores e mais belas coisas da vida.

    ResponderEliminar