Oi Paulo, sem jogo de adivinhações... mas fizeram-me lembrar o mentrasto, que brota em qualquer lugar espontaneamente, basta ter um pouquinho mais de umidade. Muito delicadas e também parece-me que mais nobres.
Lúcia, penso que esta planta é uma abundância, como encontrei num livro de flores da Madeira, com origem na América Central. O nome científico é Ageratina adenophora. Deve ser muito parecida, pois é da mesma família (Asteraceae) e os nomes genéricos também são aparentados.
Paulo, se fores agora ao jardim do museu encontras vários arbustos desta espécie a florir abundantemente. Provavelmente também existem exemplares noutros locais mas não me lembro de as ter visto antes.
Paulo parece ser esta mesma. Sobe a abundância, veja esta página sobre invasoras, a comparação da estrutura das sementes. E não conheço no Brasil, o mentrasto que falei é erva, e este arbusto. Bom domingo!
Oi Paulo, sem jogo de adivinhações... mas fizeram-me lembrar o mentrasto, que brota em qualquer lugar espontaneamente, basta ter um pouquinho mais de umidade. Muito delicadas e também parece-me que mais nobres.
ResponderEliminarlindas, lindas, as fotos e as flores!
ResponderEliminarLúcia, penso que esta planta é uma abundância, como encontrei num livro de flores da Madeira, com origem na América Central. O nome científico é Ageratina adenophora. Deve ser muito parecida, pois é da mesma família (Asteraceae) e os nomes genéricos também são aparentados.
ResponderEliminarPaulo, se fores agora ao jardim do museu encontras vários arbustos desta espécie a florir abundantemente. Provavelmente também existem exemplares noutros locais mas não me lembro de as ter visto antes.
Paulo parece ser esta mesma. Sobe a abundância, veja esta página sobre invasoras, a comparação da estrutura das sementes. E não conheço no Brasil, o mentrasto que falei é erva, e este arbusto.
ResponderEliminarBom domingo!
http://www.lucidcentral.org/keys/FNW/FNW%20seeds/html/fact%20sheets/Ageratina%20adenophora.htm
Lúcia, obrigado.
ResponderEliminarNão a imaginava tão invasora e apesar de o site mencionar Portugal como um dos países onde ela se encontra, nunca reparei nela antes.