Podemos pensar que o rapto que Mozart imaginou no harém do paxá Selim seria parecido com este:
(bejun)
Mas se quisermos provocar um grande escândalo e ser falados pela imprensa mundial, contratamos o encenador catalão Calixto Bieito e ele concebe para nós "Die Entführung aus dem Serail" assim:
O Harém de Topkapi
O espaço mais íntimo e inexpugnável do palácio era, naturalmente, o harém. Aqui viviam o sultão, a sua mãe, as esposas, as concubinas, os príncipes e os eunucos. O sultão, as esposas, a rainha mãe e as crianças eram entretidos no salão imperial. O sultão sentava-se no trono e as mulheres na galeria à esquerda.
Aposentos da Rainha Mãe
Salão Imperial
Aposentos de Murat III
Nunca imaginaria uma encenação tão ousada desta ópera; embora adepto da chamada "ópera clássica", no sentido da encenação, não dixo de admirar algumas "ousadias" que tenho visto no canal "Arte".
ResponderEliminarQuanto ao Topkapi, deve ser magestoso...
Abraço.
bem, o Calixto Bieito é mesmo ousado! que partilha fantástica! obrigado!
ResponderEliminarPinguim e Paulo,
ResponderEliminarhá ousadias interessantes e com graça. Mas parece-me que esta vai demasiado longe e deturpa totalmente o sentido do libreto e torna-se incongruente e perturbante em relação à música que se está a ouvir. No entanto, tenho muita pena de não a ter visto. Em Berlim o escândalo foi tremendo. Imaginem se fosse em São Carlos...
No S. Carlos? Não consigo imaginar. E bem gostava de ver umas encenações diferentes do costume.
ResponderEliminarBem, o que eu gostava era de lá ver bons cantores, mesmo que as encenações fossem boring.
Gi, até em Bayreuth já se discute mais o trabalho do encenador que a qualidade dos cantores. Parece-me que se inverteram os valores e agora vale tudo, em função da espectacularidade circense, mesmo que os cantores não cantem (veja-se a tetralogia de G. Vick em Lisboa).
ResponderEliminarAs ousadias de C. Bieito não me chocam nada. Apenas não me parecem apropriadas à ópera em questão e acabam por ter o efeito perverso de distrair o público. Como é que se pode prestar atenção à música quando estão a acontecer tantas coisas no palco que não têm uma ligação directa com ela?
Será que em Bayreuth a qualidade dos cantores é um dado adquirido e por isso se podem dar ao luxo de discutir as encenações? (Não acredito muito, mas pode ser)
ResponderEliminarConcordo que a encenação, "ousada" ou não, deve estar de acordo com a música, e já agora com o libretto.
Também não acredito...
ResponderEliminarO reader também censurou este vídeo rs rs!
ResponderEliminarVamos lá ver! Afinal o que é que o teu reader tem contra o meu blogue?
ResponderEliminarOu podemos deduzir que ele, afinal, é um grande conservador?
ResponderEliminarEh eh, desculpa esqueci-me de subscrever os comentários!
ResponderEliminarAcho que essencialmente ele se engasga com vídeos e ficheiros de música, quando fazes posts só com fotos não se queixa!
Mas se calhar também é um bocadito conservador, sei lá, porque este nem sequer o mostrou :)
Acho que tens de o educar.
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