22.12.08

"Fidelio" no CCB

O grande auditório do CCB esteve longe de encher para a versão de concerto de "Fidelio", talvez por lhe faltar o atractivo da encenação. Entenda-se, aqui, por versão de concerto, uma récita em que os cantores produzem alguma movimentação cénica e interagem de modo a tornar o libreto mais perceptível, em vez de se levantarem e sentarem consoante cantam ou estão calados.

Julia Jones é maestrina titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa e conseguiu pô-la a tocar certinho - nada mau.

Matthias Hölle (Rocco) e, principalmente, Greer Grimsley (Don Pizzaro) estiveram bem, mas o destaque vai para Simon O'Neill e Anja Kampe, ambos com credenciais promissoras. Anja Kampe já cantou os papéis de Leonore/Fidelio em Glyndebourne, Sieglinde em Washington (com Placido Domingo), cantará Senta em Londres, Munique e Madrid e estrear-se-á como Isolde em Glyndebourne. Em Lisboa estava constipada mas permitiu-nos constatar que há boas razões para seguirmos a sua carreira com atenção. O mesmo pode ser dito de Simon O'Neill. No seu site podemos ver excertos de gravações ao vivo e um documentário de 2004 sobre o seu trabalho como suplente (The Understudy) de Plácido Domingo, para o papel de Siegmund, no Met.

Simon O'Neill como Siegmund (Met, Nova Iorque)

4 comentários:

  1. E eu a pensar que o CCB estaria a "rebentar pelas costuras" nesta comemoração de Beethoven...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Pois não estava. Pelo menos na noite de Sábado. Não sei como foi no Domingo.

    ResponderEliminar
  3. E que abertura tocaram (Leonore nº... ou Fidelio)?

    ResponderEliminar
  4. Tocaram Fidelio, sem mais, e não ousaram a Leonore Nº 3 no II acto, como Mahler e Bernstein fizeram. Teria sido interessante.

    ResponderEliminar