O grande auditório do CCB esteve longe de encher para a versão de concerto de "Fidelio", talvez por lhe faltar o atractivo da encenação. Entenda-se, aqui, por versão de concerto, uma récita em que os cantores produzem alguma movimentação cénica e interagem de modo a tornar o libreto mais perceptível, em vez de se levantarem e sentarem consoante cantam ou estão calados.
Julia Jones é maestrina titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa e conseguiu pô-la a tocar certinho - nada mau.
Matthias Hölle (Rocco) e, principalmente, Greer Grimsley (Don Pizzaro) estiveram bem, mas o destaque vai para Simon O'Neill e Anja Kampe, ambos com credenciais promissoras. Anja Kampe já cantou os papéis de Leonore/Fidelio em Glyndebourne, Sieglinde em Washington (com Placido Domingo), cantará Senta em Londres, Munique e Madrid e estrear-se-á como Isolde em Glyndebourne. Em Lisboa estava constipada mas permitiu-nos constatar que há boas razões para seguirmos a sua carreira com atenção. O mesmo pode ser dito de Simon O'Neill. No seu site podemos ver excertos de gravações ao vivo e um documentário de 2004 sobre o seu trabalho como suplente (The Understudy) de Plácido Domingo, para o papel de Siegmund, no Met.
Julia Jones é maestrina titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa e conseguiu pô-la a tocar certinho - nada mau.
Matthias Hölle (Rocco) e, principalmente, Greer Grimsley (Don Pizzaro) estiveram bem, mas o destaque vai para Simon O'Neill e Anja Kampe, ambos com credenciais promissoras. Anja Kampe já cantou os papéis de Leonore/Fidelio em Glyndebourne, Sieglinde em Washington (com Placido Domingo), cantará Senta em Londres, Munique e Madrid e estrear-se-á como Isolde em Glyndebourne. Em Lisboa estava constipada mas permitiu-nos constatar que há boas razões para seguirmos a sua carreira com atenção. O mesmo pode ser dito de Simon O'Neill. No seu site podemos ver excertos de gravações ao vivo e um documentário de 2004 sobre o seu trabalho como suplente (The Understudy) de Plácido Domingo, para o papel de Siegmund, no Met.
E eu a pensar que o CCB estaria a "rebentar pelas costuras" nesta comemoração de Beethoven...
ResponderEliminarAbraço.
Pois não estava. Pelo menos na noite de Sábado. Não sei como foi no Domingo.
ResponderEliminarE que abertura tocaram (Leonore nº... ou Fidelio)?
ResponderEliminarTocaram Fidelio, sem mais, e não ousaram a Leonore Nº 3 no II acto, como Mahler e Bernstein fizeram. Teria sido interessante.
ResponderEliminar