George Gagnidze, como Scarpia, e Karita Mattila, como Tosca
O Ópera e Demais Interesses já tinha falado da abertura da temporada do Met, com Karita Mattila e Marcello Álvarez nos papeis de Floria Tosca e Mario Cavaradossi. Consta que o público não gostou da encenação de Luc Bondy, certamente bem mais despojada de apetrechos decorativos que a anterior "Tosca" de Franco Zeffirelli, e apupou. Permito-me imaginar o que aconteceria a Graham Vick, Calixto Bieito e afins, se eles apresentassem as suas produções em Nova Iorque.
[A propósito de Graham Vick, estreia já no próximo dia 9 de Outubro, no Teatro de São Carlos, o seu "Crepúsculo dos Deuses".]
Aqui em baixo, não se vê, mas ouve-se como foi o início do dueto de Tosca com Cavaradossi ainda há poucos dias no Met:
-Mario! Mario! Mario!
-Son qui.
-Mario! Mario! Mario!
-Son qui.
(Operalou)
Também li no Opera Chic o desagrado do público do Met em relação à encenação.
ResponderEliminarE pelo que aqui oiço, a interpretação não é muito entusiasmante. Preferia lá ir para a versão Primavera.
ResponderEliminarA versão Primavera tem dois grandes motivos para ser mais entusiasmante. Não é, Gi?
ResponderEliminarÉ pois :-)
ResponderEliminarA crítica do New Yorker é bastante elucidativa:
ResponderEliminarhttp://www.newyorker.com/arts/critics/musical/2009/10/05/091005crmu_music_ross?currentPage=all
É preciso dar certo desconto. A ópera, em NY, é um assunto do século XIX..
ResponderEliminarObrigado pelo link, Mário. Ainda assim, como a Gi, gostava de lá ir ver esta Tosca em Abril, com Jonas Kaufmann e Bryn Terfel. Talvez a coisa anime.
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