14.10.09

Crepúsculo al fresco

Já decorreram duas récitas de "Götterdämmerung" no Teatro de São Carlos e vêm aí mais cinco. A segunda foi transmitida em directo pela Antena 2, no passado dia 12, e quem quiser ver que desfecho engendrou Graham Vick para a saga do Anel pode também assistir às récitas de 24 e 27 de Outubro em grande ecrã no Largo de São Carlos. O calendário completo da Ópera ao Largo está aqui. A apresentação integral da tetralogia em São Carlos foi já anunciada para 2011.

(Imagem da newsletter do TNSC)

O Ornitologia entrevistou o encenador Graham Vick (ouvir aqui).

9 comentários:

  1. Já foste? Vais? Ouviste a transmissão? Que impressão tens?

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  2. Vou amanhã, dia 15.
    Ouvi a transmissão.
    A impressão não é boa:
    Susan Bullock esteve muito estridente mas ganhou na cena final; a orquestra teve os deslizes do costume e melhorou também no final, como se tivesse trabalhado essencialmente a partir da marcha fúnebre de Siegfried; Stefan Vinke continua a não ser Siegfried; Nornas e Filhas do Reno também com alguns problemas. Nada de novo, portanto.
    Amanhã é a terceira noite, veremos.

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  3. Tiago de Carvalho Cardoso14.10.09

    Eu fui ver a estreia e posso afirmar que a encenação deixa algumas coisas a desejar. Vick podia ter-se esforçado muito mais no grandioso final da destruição do mundo. Quanto à orquestra o normal na OSP: cordas sem ritmo, entradas descoordenadas, fífias da trompa...
    O Paulo tem razão, Susan Bullock esteve muito melhor no terceiro acto que nos anteriores, se bem que gostei de ver Stefan Vinke, apesar de não se movimentar muito em palco.
    Em relação à filhas do Reno, penso que estiveram bem e parece que Chelsey Chill só em Wagner é que triunfa.

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  4. Não vou poder ir :( mas tenho algumas expectativas quanto à realização cénica de Vick - gostava de ter tb. depois a sua opinião.

    Quanto a vozes, já desconfiava...quem vai ao barato...

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  5. Nada mais errado caro Tiago!Quem lê a sua opinião até parece que a OSP foi um desastre...
    É só para lembrar, que o prólogo e o 1º acto são 2 horas seguidas a tocar e que ao todo são quatro horas e meia de música.Dá para cansar um bocadinho...!!!!E a concentração?Se fosse tudo arrítmico e descoordenado eu e mais alguns chegávamos a casa mais cedo.
    Até as fífias não foram na trompa e sim nas trompas e as filhas do Reno andaram para ali a "nadar" e se não fosse a orquestra,a esta hora ainda lá estavam a tentar acertar o passo!Muitas vezes,é a orquestra que salva os cantores e o espectáculo,nunca ninguém de tal se apercebe e depois é o "normal", somos...descoordenados,etc. e tal!!!!!
    Saudações musicais

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  6. Caro Sr. José Mlinsky, bem sei que o Crepúsculo não é nada fácil, quer para quem escuta, quer para quem toque. Fui à estreia contra a minha vontade, pois é na estreia que a OSP tem o pior resultado (motivos: falta de ensaios, pressão psicológica, mas com o tempo a coisa vai amadurecendo). Posso concordar consigo em certos aspectos, pois não estou dentro do fosso e não vejo tudo o que se passa, mas consigo ouvir! E o que eu ouvi algumas vezes foram entradas atrasadas, sendo o pior de tudo a, ou as (se o diz), trompa(s). O motivo de Siegfried foi falhado múltiplas vezes e penso que, devido à importância desta passagem, devia ter sido mais trabalhado pelo naipe.
    Agora não sei se este resultado se deve à própria da orquestra ou ao maestro Marko Letonja...

    Tiago

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  7. Caro Tiago,
    Concordo consigo quanto às estreias.Não sei porquê,mas saiem sempre um "cócó".Eu até acho que os bilhetes da estreia deviam ser mais baratos e deviam ser vendidos os convites para os ensaios gerais(eh!eh!).É verdade que o motivo de Siegfried nunca saiu como deve ser,tanto no fosso como off stage, mas penso que foi por nervosismo, pois correu bem nas outras récitas e... também penso que deveria ter sido mais trabalhado individualmente(não podemos esquecer que estão muitos musicos nas trompas que não pertencem à OSP-são reforços).Admito,em tanta hora de música,entradas atrasadas e "desencolatradas" mas, sem querer fugir às responsabilidades,a culpa é muitas vezes dos senhores cantantes que têm "articulação precoce" ou arrastam,arrastam,arrastam...e também se enganam!!!!
    Marco Letonja neste caso,tem muito poucas "culpas no cartório".Não sendo uma sumidade,é um Maestro sério e honesto que faz um bom trabalho.
    Peço desculpa por me ter alongado um bocadinho.
    Saudações Musicais

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  8. Paulo, desapareceste? Não foste atrás da Brunhilde, pois não?

    Dá notícias, se faz favor :-)

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  9. Vão sair fresquinhas.

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