11.7.11

Pina

Tanzt, tanzt... sonst sind wir verloren.
"Pina", tal como os espectáculos de Pina Bausch, é um filme que nos faz chorar e rir. Na mais bela homenagem à mais importante coreógrafa das últimas décadas, Wim Wenders penetra profundamente no seu universo criativo e abre-nos um buraco no estômago. Pina deixou-nos órfãos.

















9 comentários:

  1. Filme excelente sobre uma excelente artista da dança e realizado por um excelente director cinematográfico.

    ResponderEliminar
  2. Os gestos
    os corpos e o extravasar.
    Como se sons num imaginário mundo onde nos acenava para entrar. A sorrir. Nós num aquário gigante.
    Tão belo!
    Obg Paulo

    ResponderEliminar
  3. Tal e qual: um verdadeiro sentimento de orfandade aquele que nos transmite Wenders. O daqueles bailarinos, alunos e amigos e o nosso, os espectadores. Uma obra deslumbrante. Imperdível.

    ResponderEliminar
  4. E aquela parte em que uma das bailarinas se queixa que a Pina ainda näo a veio visitar? Vi o filme duas vezes, e bem podiam ser dez!

    ResponderEliminar
  5. E o que eu gosto dos bailes da Pina?

    ResponderEliminar
  6. Só hoje visionei estes videos. Que imagens artísticas maravilhosas! A multiplicidade de emoções que despertam são infinitas. A marcha ao lado de uma espécie de "stoneage" lembram Fellini. O resto é pura Pina Bausch. Mas a minha ignorância vai levar-me a Wim Wenders e ao site www.imdb.com para saber mais deste filme. Wim Wenders hipnotizou-me particularmente talvez há umas três décadas com O Amigo Americano, filme extraído da minha ficcionista preferida, Patricia Highsmith.

    ResponderEliminar
  7. Raul,
    Para quem gosta de Pina Bausch, o filme é imperdível. Não sei se ainda está em exibição, mas se tiver oportunidade, veja-o. Wim Wenders chama-lhe "Um Filme para Pina Bausch". E "Pina" é isso mesmo: uma enorme e bela homenagem.

    Um dos meus filmes preferidos do realizador é "As Asas do Desejo" (no original, "Der Himmel über Berlin").

    ResponderEliminar
  8. Começa aqui em Carcavelos a partir de Quinta-feira.

    ResponderEliminar