31.1.12

"The Life and Times of Max Lorenz"

É um documentário excelente e imperdível para quem se interessa por estas coisas da música, dos cantores e das suas relações com o poder.

Max Lorenz foi um ídolo de Hitler e de Bayreuth até quase cair em desgraça por ter ousado casar com uma mulher judia e por ter sido apanhado em flagrante com outro homem. Foi a influência de Winifred (viúva de Siegfried Wagner), que na época dirigia o Festival de Bayreuth, que levou o Führer a permitir que Lorenz continuasse a cantar no Festspielhaus. Winifred, nora de Richard Wagner, terá dito a Hitler que sem Max Lorenz o Festival não se fazia.
A sua insistência em aparecer em público acompanhado pela mulher era vista pelos nazis como uma provocação e foi graças à intervenção de Göring que ela e a mãe não foram levadas pela SS. Max Lorenz, gozando de um estatuto privilegiado, protegido de Göring, terá também impedido que vários amigos judeus fossem perseguidos.

9 comentários:

  1. Obrigado por este interessante e informativo trecho, com muitos factos que desconhecia.. Tenho que voltar, com tempo, para poder apreciá-lo na íntegra.

    ResponderEliminar
  2. Caro FanaticoUm,
    São cerca de cinquenta e três minutos de verdadeiro tenor heróico. Penso que valem bem a pena.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, Paulo, por este serão (aqui está um homem de boa "raça"!) e pelas lições continuadas!
    Parabéns por continuares!

    ResponderEliminar
  4. É curioso notar que, Lorenz, um dos mais celebrados tenores heróicos das décadas de 30 e 40, compõe um peculiaríssimo Siegmund aquando do seu regresso de cariz emergente a Bayreuth em 1954, baseando a sua leitura num relativamente eficaz "sprechgesang".

    ResponderEliminar
  5. Elsa Mendes2.2.12

    Muito, bom, Valkirio. Já tinha visto, mas é sempre impressionante ouvir falar destas ligações entre arte e poder. Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Hugo,
    Já tive oportunidade de ouvir esse Siegmund e, confesso, tive algumas dificuldades em relação ao fraseado.

    ResponderEliminar
  7. J. Ildefonso.3.2.12

    Obrigado Paulo por partilhares este belissimo documentário.

    ResponderEliminar
  8. Raul4.2.12

    Este documentário é um tesouro. Pois além de compartilharmos os comentários de Dietrich Fischer-Diskau, Hilde Zadek, Waldemar Kmentt e Rene Kollo, temos oportunidade de por sgundos ouvir Frida Leider e ver o testemunho de Winifried Wagner.
    Quanto à voz e à perfeição do tenor wagneriano quem sou eu para contrariar a opinião do Diskau que o considera o melhor de todos e sem rival hoje em dia. No toca ao hoje em dia é totalmente óbvio, mas no passado não posso esquecer-me de Lauritz Melchior que tinha todas as qualidades de Maz Lorenz e com um timbre um dos timbres mais lindo do mundo. Talvez isto seja um "pecado".
    Eu tenho o divino Max Lorenz no Siegfried do Crepúsculo do Scala contracenando com a Brunilde da Flagstad, e o Herodes e o Aegistus straussianos, tendo sempre protagonista Inge Borgk

    ResponderEliminar
  9. Também acho que as imagens de Frida Leider e Max Lorenz em Bayreuth são preciosas, tal como o testemunho de Winifred.
    O facto de Melchior não ser mencionado não deixa de ser estranho, já que ambos rivalizavam nos papéis de Siegfried e de Tristão. Por outro lado, o que estava aqui em causa era o esclarecimento sobre as relações de Lorenz com o poder, já que durante muito tempo ele foi visto (e continuará a ser?) como um cantor do regime - um regime que contudo afrontou corajosamente.

    ResponderEliminar