26.4.12

A Arte de Gruberová

Mão amiga mostrou-me este documentário sobre a arte de Edita Gruberová. Um documentário que passa por momentos da preparação para a "Lucrezia Borgia" de Barcelona e que nos leva também ao início da sua carreira na Checoslováquia e em Viena. Para os amantes de bel canto.

11 comentários:

  1. Gruberova é uma daquelas cantoras que surgem uma ou duas vezes em cada século. Continua a cantar melhor que as muito mais jovens, apesar de estar a caminho dos 70. E na Lucrezia Borgia é verdadeiramente notável, como já tive o privilégio de assistir ao vivo mais de uma vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só ouvi Edita Gruberová ao vivo uma vez, quando ela cantou "I Puritani" em Lisboa. Inesquecível.

      Eliminar
    2. Acredite ou não, na semana passada, este filme
      http://www.youtube.com/watch?v=EWCstBsoTes&feature=my_liked_videos&list=LL34ROQt7pbEW_N4F8ybg1Aw
      que foi agora removido do do YT por alguma razão era uma gravação "informal" com filme completa de uma dessas récitas, com direito ao Hino no princípio. Guardei o link nos favoritos, mas foi-se "I Puritani - Lisbon 1996"...
      Não fiz o download porque o som era fraquinho. Agora estou arrependido. Ainda hoje estive a ouvir os Puritanos (Callas, di Stefano, Serafin, Scala) e agora estou com pena...

      Eliminar
    3. Eu estava presente na récita do hino. Desde que mudámos de presidente, poucas vezes ele voltou a ser ouvido naquele teatro.

      Eliminar
  2. Fascinante. Hoje fomos todos amantes do bel canto por 54 minutos, embora com coisas mais urgentes por fazer... Em agradecimento, um ramalhete de lantanas (as mais coluratura das verbenas) segue pelo Flickr :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bosc,
      A espécie que mostrou chama-se Lantana coloraturissima.

      Eliminar
    2. (Convém dizer que eu brincava, não vá alguém pensar que é verdade.)

      Eliminar
  3. Adorei. Obrigada, Paulo.
    Vi-a outro dia no canal mezzo na Lucrezia Borgia, e confesso que achei a voz um bocadinho envelhecida. Ninguém diria, neste documentário, estava estupenda.
    Lembro-me de a Joyce DiDonato ter ficado emocionadíssima quando cantou com ela no festival de Salzburgo.
    É mesmo extraordinária, fica-se com a sensação que, dentro dela, nunca pára de cantar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A voz já não terá a frescura de outros tempos, mas continua a ser única.

      Eliminar
    2. Anónimo28.5.12

      Ouvia-a na Lucrezia Borgia, creio que uma produção do Teatro Nacional da Baviera, e sinceramente... a Gruberova está já completamente fora de prazo. Até dava aflição ver a senhora em senelhante aperto. Confrangedor, simplesmente...

      Eliminar
  4. J. Ildefonso.29.4.12

    Pois claro todos envelhecemos. Até os melhores cantores.Por enquanto continua a ser uma cantora muito profissional e que dá gosto ouvir.

    ResponderEliminar