29.10.07

Ah! mio cor! - Alcina - Handel

Se há árias que falam dos males do coração, Ah! mio cor! é das que mais impressionam. A feiticeira Alcina, ao sentir-se traída e abandonada por Ruggiero, fica a cantar uma meia dúzia de versos durante uns bons dez minutos. Esta era uma das especialidades de Handel: compor longas árias com uma melodia inspirada, oferecendo aos cantores a hipótese de brilharem com as variações na repetição do tema.

Em 1999, a Erato editou "Alcina", com uma gravação efectuada na Ópera de Paris (Palais Garnier) e as interpretações de Renée Fleming, Susan Graham e Natalie Dessay nos principais papéis. A orquestra Les Arts Florissants foi dirigida pelo seu maestro, William Christie.




Foi editado, já em Agosto, o novo disco de Magdalena Kozená, inteiramente dedicado a árias de Handel: "Alcina", "Giulio Cesare in Egitto", "Theodora", "Ariodante", entre outras obras. A voz luminosa, cristalina, de Kozená atravessa um período de esplendor, que pode ser testemunhado no seu site (Deutsche Grammophon). Um dos muitos momentos altos do disco é precisamente a ária Ah! mio cor!, de "Alcina".



Ah! mio cor!
Ah! mio cor! schernito sei!
Stelle! Dei!
Nume d'amore!
Traditore!
T'amo tanto;
Puoi lasciarmi sola in pianto,
Oh Dei! perché?


Ma, che fa gemendo Alcina?
Son regina, è tempo ancora:

Resti, o mora,
peni sempre,
o torni a me.

Magdalena Kozená canta Ah! mio cor!
(Crindoro)

5 comentários:

  1. Es emocionante esta interpretación, está llena de dramatismo y demuestra un gran virtuosismo. Gracias por compartirlo. Un saludo.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida mais digerível que Wagner ;)

    (Embora eu ache os temas das óperas dele fascinantes, mas não são para todas as horas)

    Luminosa é sem dúvida uma boa forma de descrever esta voz!

    ResponderEliminar
  3. Querido Paulo,
    Não sendo das minhas árias favoritas, por considerá-la demasiado triste, Handel há muito que ocupa lugar de destaque nas minhas melomanias. Aprecio muito estas vozes, que também vou ouvindo cá por casa, com excepção para M. Kozená, de quem ainda não possuo (mas quiçá hei-de...)a obra aqui falada.
    Grata por esta excelente lembrança.
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo3.8.15

      Contemplação transcende o limite da alegria.

      Eliminar
  4. Fico muito contente que tenham gostado e aconselho vivamente a compra do CD, que também tem árias mais bem dispostas especialmente a pensar na Cigarra.

    ResponderEliminar