Senecio petasites
Tem origem no México e mora em Sintra, ao lado
desta, em harmoniosa coabitação. Bem perto vive esta
Chaenomeles japonica (marmeleiro-do-Japão)
e mais esta
Fumaria capreolata (catarinas-queimadas) e estas
Zantedeschia aethiopica (jarro) e
Wisteria sinensis (glicínia)
Ainda ontem estive a ver mais umas quantas vizinhas. Assim que puder apresento-as.
ResponderEliminarBeijos
Fico a aguardar as tuas novidades.
ResponderEliminarNão conhecia o senecio amarelo... o vermelho tem tendência invasora, felizmente sazonal, mas pelo visto neste caso a coabitação é harmoniosa e perfumada ...
ResponderEliminarabs
Ah os teus monstrinhos sempre te deixaram voltar! ;)
ResponderEliminarTambém já ouvi falar dessas tendências invasoras de alguns senecios, mas por cá nunca vi. Tive uma, trepadora, não me lembro qual era a espécie, que foi vencida por um abutilão que a cobriu completamente. Estão lindas, todas, mas ficaram-me os olhos nas cores da última, tem um ar especialmente relaxante, belíssimo!
Bjs
Lucia e Jardineira, há plantas que se tornam invasoras em algumas regiões e noutras comportam-se com delicadeza. Parece-me o caso deste senécio em Sintra. Deve ter ficado tão encantado com o que vê à sua volta que não se atreve a mudar nada de sítio.
ResponderEliminarOi Paulo
ResponderEliminarCom certeza, a exigência dos bons modos frente à tão belas vizinhas o intimida, mas acredito que o frio também.
Tenho sentido sua falta, apesar do curto tempo que sei que as vezes nos resta para passear pelos blogs.
Abs.
É verdade, Lucia. O tempo não tem abundado por estes lados.
ResponderEliminarQuanto ao senécio, talvez tenha razão: o microclima de Sintra não lhe deve dar asas para que ele se possa expandir. No entanto, conheço-o noutros locais e ele parece comportar-se sempre com elegância.
Paulo, é a Serra do Montejunto. Desculpa só te responder agora.
ResponderEliminarQuando puderes vai visitá-la que merece a pena, e não te esqueças da Fábrica do Gelo, muito interessante.
Esse Senécio é engraçado, penso que tenho um por cá, está do lado de fora junto a um poste da electricidade. Hoje descobri uma rama enorme cá deste lado. PArece que se adaptou bem e está querer invadir. :)
Obrigado, Cris.
ResponderEliminarConheço muito bem. Quando passeio nos "meus" Cabeços vejo o Montejunto ao fundo.