15.9.08

Donas Elviras

Tamara de Lempicka, Auto-retrato com Bugatti verde (1925)

Será que alguém já entendeu o porquê da insistência no encerramento da Praça do Comércio ao trânsito todos os domingos? O Cais das Colunas ainda não está pronto — as obras devem continuar até Dezembro — e não há lá nada que seja chamariz para os lisboetas, que os empurre para um passeio agradável, ali, à beira-Tejo, nas tardes que são alternadamente de sol abrasador ou de ventania tempestuosa. Os automóveis colam-se uns aos outros nas ruas que se dirigem para o Terreiro do Paço e torna-se mais difícil atravessar a Baixa, entre o Cais do Sodré e Santa Apolónia, que numa sexta-feira em hora-de-ponta. Às quatro da tarde a praça está às pombas e os seis ou sete humanos que por lá passam vão abrigados sob as arcadas. A rua entre a praça e o Tejo não convida, nem há carros nem há gente, e as ruas da Baixa engarrafam-se enquanto o ar é aquecido pelos tubos de escape. Ao menos que fossem de Donas Elviras, como estas que estavam ontem em Cascais.








14 comentários:

  1. Que lindas, Paulo!
    Pensei, ao ver o título, que fosse um post Mozarteano :-)

    ResponderEliminar
  2. Primeiro que encerrar o trânsito aos domingos na Praça do Comércio, há que lhe "infiltrar" algo, lúdico e apelativo, que o justifique, o que não me parece o caso.
    Quanto aos Donas Elviras, sempre me fascinaram, mesmo alguns modelos doas anos 40/50, muito bem conservados e orgulhosamente mostrados; são lindos! Faz-me recordar uma visita que fiz há tempos ao Museu do Caramulo e que me encantou...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Pobre Donna Elvira, Gi. Só em Espanha já são mil e três.

    ResponderEliminar
  4. Pinguim, essa colecção do Caramulo é muito interessante. Além dos automóveis antigos, deparamo-nos em plena serra com Picasso e Dali.

    ResponderEliminar
  5. As políticas de mobilidade das câmaras municipais muitas vezes sofrem de falta de integração...

    Uma boa semana, Moura Aveirense

    ResponderEliminar
  6. Obrigado, Moura. Uma boa semana para si também. (E já agora, podemos juntar o bom senso às faltas de que sofrem as câmaras municipais.)

    Jardineira, estou na fila.

    ResponderEliminar
  7. Ainda tenho numa parede uma certa reprodução da obra...Upps! Se calhar não é para dizer. Mas, segundo os chineses, agora tão em voga, quanto melhor a imitação mais aplausos o artista merece...

    bjs.

    P.s. Quanto aos donas Elviras, ficam sempre bem, ao vivo ou em foto.

    ResponderEliminar
  8. Tenho estado a ouvir o teu Podcast. Ajuda-me a centrar o pensamento. É tudo muito bom. Obrigada!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo16.9.08

    as únicas donas dignas da designação tributária, num país de donas e senhoras donas.

    josé

    ResponderEliminar
  10. Verdadeiras damas, José.

    ResponderEliminar
  11. As Elviras dispenso que não sou dado a máquinas.Jácom a falta de imaginação fico mesmo mal disposto.Livrem-se de fazer da praça de comércio uma pracinha de comes e bebes com esplanadinhas de plástico.A praça é grande? Foi a opção da época.Está vazia? Pois era para ser passeada (ver e ser visto), numa altura em que não havia avenidas.Acham que os portugueses não vão para lá? Azar! Os portugueses preferem passear a família para os centros comerciais aos fins de semana.A praça será sempre aquilo que lá está.A única maneira de fazer com que as pessoas a percorram é pelas arcadas.Com muitas coisas ao nível do rés do chão que as motive a lá ir.
    Já agora, a praça do comércio tem pouca gente e não é mais que o reflexo da desertificação de toda a baixa.Chama-se a isso falta de ordenamento ou a vitória dos interesses privados sobre os interesses da cidade e da sua população.

    ResponderEliminar
  12. Exactamente, Miguel. Dói a alma quando enchem a praça de tralha, árvores-de-Natal metálicas gigantes, tendas de vendas e palcos manhosos. Mas mantenho a minha questão: Que sentido faz cortar o trânsito na Praça do Comércio se ninguém vai lá passear, pelo menos enquanto não sair de lá o estaleiro do Cais das Colunas?
    Para quê produzir tantos engarrafamentos nas ruas da Baixa se ninguém consegue chegar ao rio?

    ResponderEliminar