20.10.08

Maria João Pires - Chopin

O mais recente trabalho discográfico de Maria João Pires é um CD duplo (E-player), gravado já em 2008 e dedicado a obras compostas por Chopin nos últimos anos de vida.

Do álbum constam a sonata para piano nº 3 em si menor, op. 58, a sonata para violoncelo e piano em sol menor, op. 65, com Pavel Gomziakov, a Polonaise-Fantaisie em lá bemol maior, op. 61, e uma selecção de nocturnos, valsas e mazurkas.

A ouvir, pois claro: Sonata para violoncelo e piano em sol menor, op. 65 (1845-46) - 3º andamento - Largo



Maria João Pires e Pavel Gomziakov
"Maria João Pires: Nunca sei muito bem dizer o que me sensibiliza num músico, é imperceptível, trata-se de uma afinidade misteriosa que nasce espontaneamente. No caso de Pavel Gomziakov, é porque encontrei nele uma dignidade no estilo, uma certa austeridade no som que convêm perfeitamente a esta música e que me emocionaram de imediato."

(Excerto de uma conversa com Frédéric Sounac, transcrita no folheto que acompanha o CD)

Chopin morreu a 17 de Outubro de 1849 na Place Vendôme, com 39 anos de idade.

Chopin, ca. 1849
(daguerreótipo de L. A. Bisson)

11 comentários:

  1. Indispensável!

    É extraordinário!

    ResponderEliminar
  2. É comprar é mesmo de comprar numa loja perto de si!

    ResponderEliminar
  3. Antes de começar a ouvir ia para escrever uma malvadeza, mas agora já não sou capaz ;)

    ResponderEliminar
  4. Muito bonito. Já vi o CD na Fnac. Gosto de Chopin, embora tenha de ser tomado em pequenas doses.

    ResponderEliminar
  5. Hola, Paulo. Chopin es uno de mis favoritos, desde que era niña. Tengo casi todas sus obras, pero estas sonatas no. Maria Joao, gran pianista, gran intérprete de Chopín.
    Un saludo.

    ResponderEliminar
  6. Rectifico! Sí tengo la sonata nº 3 en un LP junto a la sonata nº 2,al piano Wilhelm Kempff. Es que ya ni me acuerdo de los discos que tengo...
    Otro saludo.

    ResponderEliminar
  7. O CD é muito bonito e MJP é realmente mestra em Chopin. Pena que eu não consiga ouvir Chopin durante muito tempo seguido...

    ResponderEliminar
  8. Já não me recordava que Chopin tinha morrido tão novo. Fico sempre espantada com o que uma pessoa pode produzir em tão pouco tempo de vida. Pode parecer uma frivolidade, mas é o que sinto. Quanto a Maria João Pires, mantém aquela alta qualidade imprescindível em qualquer colecção de música que se preze. Adoro os dois.

    ResponderEliminar
  9. A comprar, pois. Para ouvir em casa e para oferecer aos amigos.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo17.11.08

    Saberiam me dizer se esse lançamento deu-se apenas em Portugal? Pq não o vi nos catálogos internacionais, nem mesmo no site da DGG.
    Obrigado.

    Rodrigo
    Rio de Janeiro

    ResponderEliminar
  11. Caro Rodrigo,

    para já o disco só está disponível numa edição especial para Portugal. Pode encontrá-lo aqui. O lançamento internacional será em Abril de 2009, segundo o site da Deutsche Grammophon.

    Obrigado.

    ResponderEliminar