28.11.08

Ideias para "Don Giovanni"

O Teatro de São Carlos vai apresentar uma nova produção de "Don Giovanni", encenada por Maria Emília Correia, a estrear a 30 de Maio do próximo ano. Não vá dar-se o caso de as ideias escassearem, aqui ficam algumas propostas de Calixto Bieito, cujo conceito de "O Rapto do Serralho" já vimos aqui.




(DieSonneSinkt)

(tenore23) - (visto aqui)

4 comentários:

  1. Há quem não aceite estas novas concepções cénicas para as óperas clássicas; eu sou abertamente a favor, tudo tem a sua renovação ou reformulação, e a ópera na versão clássica nunca vai deixar de coexistir com os conceitos modernos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Eu também voto na renovação, Pinguim. Mas acho que ela nem sempre se ajusta ao objecto que está a ser renovado e reformular não obriga à descaracterização do original para atender aos caprichos do encenador. Pode-se muito bem propor novas leituras sobre obras e personagens sem que se conte, como é o caso, uma história diferente da que Mozart e o libretista Da Ponte criaram. Resumindo: também acho que há lugar para visões como as de Bieito, mas não tenho de gostar delas.

    ResponderEliminar
  3. Sou a favor de encenações contemporâneas e que tragam uma mais-valia à obra; algumas porém confundem e distraem do que é mais importante.

    ResponderEliminar