Daqui a quase nada, às 18h45, a Bayerische Staatsoper transmite em directo a ópera "Fidelio", com Jonas Kaufmann, Anja Kampe e a encenação de Calixto Bieito. Não podendo estar em Munique, é o que se arranja.
Bom, gostei muito do Kaufmann, o "Gott! Welch Dünkel hier" saiu fenomenal e todo o início do 2º acto foi excelente; a direcção musical não estava mal; a encenação do Bieito, como era de prever, um desastre. Com momentos repelentes, como quando Florestan e Leonore mudam de roupa e estragam uma das árias mais lindas - completamente desconcentrados do canto.
O Fidélio é uma das minhas óperas favoritas, foi um prazer, Paulo :)
O Kaufmann esteve novamente em grande forma, Mário. Dos disparates de Bieito já estava à espera. No entanto, houve alguns momentos de encenação muito bons, como menciona: toda a primeira parte do II acto. É claro que ter o Jonas como Florestan ajuda muito. A aparição de Don Fernando como joker é inclassificável.
Concordo com o Mário. A encenação é deplorável! Quase consegue arruinar uma das também minhas óperas favoritas. As interpretações dos solistas principais foram de elevado nível vocal, mas já ouvi o Kaufmann ainda melhor, no Fidelio de Zurique (que também foi transmitido não há muito tempo no mezzo e deverá existir em DVD).
Caro wagner_fanatic, Para mim é bizarro dialogar aqui, em "território alheio", com o meu colega de blog. Mas confesso que não consegui identificar o quarteto de coras (vergonha minha!) mas estou de acordo consigo. Embora fora do Fidelio, foi um momento mágico, de facto.
Em que canal?
ResponderEliminarNo próprio sítio. Se clicar, reparará que já lá está uma janela à espera da transmissão.
ResponderEliminarObrigado, muito obrigado!
ResponderEliminarJá vi. Obrigado Paulo.
ResponderEliminarOra essa!
ResponderEliminarObrigada, Paulo.
ResponderEliminarGuida M.
e mais um obrigado , Paulo.
ResponderEliminarCheguei a tempo do segundo acto! Obrigada também, Paulo :-)
ResponderEliminarNão tendes que agradecer.
ResponderEliminarGi,
Fico contente por ainda o teres apanhado.
Bom, gostei muito do Kaufmann, o "Gott! Welch Dünkel hier" saiu fenomenal e todo o início do 2º acto foi excelente; a direcção musical não estava mal; a encenação do Bieito, como era de prever, um desastre. Com momentos repelentes, como quando Florestan e Leonore mudam de roupa e estragam uma das árias mais lindas - completamente desconcentrados do canto.
ResponderEliminarO Fidélio é uma das minhas óperas favoritas, foi um prazer, Paulo :)
O Kaufmann esteve novamente em grande forma, Mário. Dos disparates de Bieito já estava à espera. No entanto, houve alguns momentos de encenação muito bons, como menciona: toda a primeira parte do II acto. É claro que ter o Jonas como Florestan ajuda muito. A aparição de Don Fernando como joker é inclassificável.
ResponderEliminarPerdão, o Mário menciona o Kaufmann, eu é que menciono a encenação.
ResponderEliminarConcordo com o Mário. A encenação é deplorável! Quase consegue arruinar uma das também minhas óperas favoritas.
ResponderEliminarAs interpretações dos solistas principais foram de elevado nível vocal, mas já ouvi o Kaufmann ainda melhor, no Fidelio de Zurique (que também foi transmitido não há muito tempo no mezzo e deverá existir em DVD).
O que dizer de Bieito?
ResponderEliminarEncenação demasiado vanguardista para o meu gosto mas excelentes interpretações vocais.
ResponderEliminarEsperava que comentassem o que me pareceu um arranjo do andamento lento do quarteto de cordas opus 132 no 2º acto. Momento mágico...
Caro wagner_fanatic,
ResponderEliminarPara mim é bizarro dialogar aqui, em "território alheio", com o meu colega de blog. Mas confesso que não consegui identificar o quarteto de coras (vergonha minha!) mas estou de acordo consigo. Embora fora do Fidelio, foi um momento mágico, de facto.
Só posso fazer coro: gostei muito das interpretações, achei a encenação disparatada.
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