17.12.11

Depois de Guimarães, Lisboa


A corrida aos bilhetes foi grande e a organização decidiu repetir o concerto de apresentação da Fundação Orquestra Estúdio (FOE) no dia seguinte. A expectativa também não era pequena: a orquestra, composta por músicos muito jovens, é um projecto de Guimarães 2012 e Elisabete Matos voltava a cantar no Centro Cultural Vila Flor. Quis a força do destino que Elisabete adoecesse no dia 14 e não pudesse participar no primeiro concerto.
Assim sendo, a FOE inaugurou com aberturas de Verdi, o prelúdio do I acto de "Tristan und Isolde" e Danças Polovtsianas de Borodin, com o coro do Teatro Nacional de São Carlos. Como extra, Rui Massena e a orquestra ofereceram ao público o hino do Vitória.
No Centro Cultural Vila Flor, antes do concerto
Felizmente para os vimaranenses, Elisabete recuperou e pôde cantar no dia 15, embora já sem o acompanhamento do coro. E que concerto! Não será demais exaltar as qualidades vocais de Elisabete Matos, que mostrou mais uma vez como é que se canta Lady Macbeth, Amelia, Turandot, Margherita, Elisabeth... Um estrondoso festival de árias, magnificamente interpretadas, que deixou o público completamente arrebatado desde a leitura da carta em "Macbeth" até Meine Lippen, sie küssen so heiss.

O próximo capítulo chama-se Lisboa. No dia 1 de Janeiro
, às 18h00, haverá concerto de Ano Novo no Teatro de São Carlos. Poderemos ouvir árias de ópera, opereta e zarzuela, para animar a entrada em 2012.

ADENDA (Bilhetes à venda):
Direcção musical: Miquel Ortega
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Orquestra Sinfónica Portuguesa
· MANON LESCAUT · TURANDOT · DIE FLEDERMAUS · LA FORZA DEL DESTINO · LA GRAN VÍA · LA REVOLTOSA · LA TEMPRANICA · LADY MACBETH · GIUDITTA ·

9 comentários:

  1. Isso é que são boas notícias!

    ResponderEliminar
  2. como é esse concerto de ano novo??? não vi nada anunciado - é por convites?

    ResponderEliminar
  3. Penso que não, Plácido. Mas também desconheço os detalhes em relação aos bilhetes.

    ResponderEliminar
  4. se souber alguma coisa, diga. estou prestes a fazer um interessante ciclo de concertos, e um concerto de ano novo com a Matos calharia muito bem!

    ResponderEliminar
  5. Segundo informação do TNSC, a partir de amanhã (dia 21) já se pode comprar bilhetes.

    ResponderEliminar
  6. Era um concerto importante para ela: na sua terra...

    ResponderEliminar
  7. Caro Paulo,
    Sei que estiveste lá (demos um abraço e tudo) e que pudeste assistir ao concerto. Deixa-me só contar como foi a minha experiência como elemento do coro: eu e os restantes coralistas chegámos a Guimarães no dia anterior ao concerto e tivemos um ensaio com a Elisabete. Que cantou as Turandot, as Ladys, e todas essas mulheres que quanto mais alto cantam mais nós gostamos de as ouvir. E como ela cantou! O ensaio foi um deslumbramento. Nunca me hei-de esquecer a maneira como a Elisabete lançou o agudo do "Quel grido". Até parecia que a sala rebentava. Foi inesquecível. Mas a humidade nessa noite era absolutamente impenetrável. Eu tive medo. E quem é que havia de dizer que depois de um ensaio daqueles a Elisabete adoeceria? Pois é, aqui se vê o quanto pode ser problemática a vida de um cantor. Mas por ti sei que o concerto do dia seguinte (hélas! não pude ficar em Guimarães) foi de arromba. Isso serviu para mitigar a infelicidade de não ter cantado com a Elisabete. Mas vou estar no coro do concerto de Ano Novo! Viva a vida!
    Para terminar: desejo-te um FELICÍSSIMO NATAL! FELICÍSSIMO!
    Abraço amigo
    Jorge

    ResponderEliminar
  8. Jorge,
    Obrigado por teres deixado aqui as tuas impressões sobre o ensaio. O concerto foi absolutamente de-ficar-sem-palavras (à falta de melhor adjectivo). E já não tarda aí o Ano Novo...

    ResponderEliminar