22.3.12

Amor e Morte

No próximo Sábado, antes do concerto Eros y Muerte de Angélique Ionatos na Gulbenkian, há "Eugene Onegin" em versão Brokeback Mountain, para ver em directo no live stream (streaming.staatsoper.de) da Bayerische Staatsoper de Munique. Será às 6 da tarde, hora de Lisboa.




"Eugene Onegin" é também uma história de amor e morte, contada por Tchaikovsky a partir dos versos de Pushkin; a história tipicamente romântica de um amor desesperado, que leva ao duelo em que Onegin mata o amigo Lenski por causa de Tatjana Olga, irmã de Tatjana.
Para nos dar a sua visão sobre a ópera, o encenador Krzysztof Warlikowski conta, nesta reposição, com a ajuda de Simon Keenlyside (Onegin), Pavol Breslik (Lenski) e Ekaterina Scherbachenko (Tatjana).

A Ópera de Munique mostra-nos dois vídeos sobre a produção.

16 comentários:

  1. Paulo
    sabes se há hipótese de se fazer o download desta versão nalgum link?
    Gostava muito de ter isto...
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, João. Mas se o descobrir, informo-te.

      Eliminar
  2. Pode ser muito interessante. Espero conseguir ver.

    ResponderEliminar
  3. Se tudo correr como espero, verei ao vivo. Depois conto como foi.

    ResponderEliminar
  4. Estive a ver online. Achei a encenação um bocado tonta, mas a cena do duelo, que é seu o ponto chave, é interessante e mais uma vez leva à pergunta se é lícito o encenador alterar a intenção explícita do(s) autor(es) para exprimir o seu próprio pensamento.

    Neste caso, que Onegin tenha dificuldade em aceitar a sua homossexualidade e para o ilustrar se faça a transferência da polonaise para a cena da morte de Lenski e se ponha a dançá-la cowboys em tronco nu, é para mim aceitável, mas confesso que me custa a engolir que o duelo se transforme no assassínio do amigo desarmado.

    ResponderEliminar
  5. Só vi a primeira parte e a encenação não me convenceu. Acho que não pega com a música nem com o libreto baseado nos versos de Pushkin e a obra original perde toda a sua atmosfera romântica. Entre as várias cenas que achei disparatadas, a da carta parece-me a mais ridícula de todas: Tatjana, em vez de escrever a carta, dita-a para um gravador.

    Por outro lado, não seria mais eficaz explorar o tema da homossexualidade situando a acção no tempo e no espaço em que ela de facto se passa, em vez de nos EUA dos anos 1960?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo26.3.12

    Houve muitos aspectos que achei interessantes mas porque ´´e que ´´e tudo t~~ao feio?

    ResponderEliminar
  7. Anónimo4.4.12

    As vozes eram óptimas, a encenação pouco adequada ao texto (sem contexto).Mesmo assim, poder-se-ia aceitar este desvaneio se ele fosse completamente claro!
    A intençao deste comentário tb não tem contexto com a ópera pois o que pretendo realmente é saber onde posso ver antecipadamente quando exitem transmissões "live" deste e de outros teatros de ópera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como não são são acontecimentos regulares, os teatros costumam anunciar nos próprios sites e no Facebook.

      Eliminar
  8. Anónimo5.4.12

    Obrigado Paulo pela informação, mas já percorri de lés-a-lés o site da Staatsopere não vi mencionado a próxima transmissão. Já agora, quais são os outros teatros que fazem "live stream"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem aqui dois casos:

      http://www.operaliege.be/fr/activites/live-web

      http://www.lamonnaie.be/fr/402/Free-Online-Streaming (clique em MyMM - bolinha cor-de-laranja)

      Por vezes há outros teatros que fazem transmissões em streaming (o próprio São Carlos já chegou a fazê-lo), mas são casos esporádicos.

      Experimente também estes dois sites. Ambos transmitem concertos e óperas em directo com alguma frequência:

      http://www.medici.tv/#!/live/

      http://liveweb.arte.tv/fr/cat/Classique/

      Eliminar
    2. Anónimo6.4.12

      Muito obrigado. Conheço os 2 últimos e vou pesquisar melhor nos dois primeiros, se bem que já tenho andado a ver alguns excertos de Liege. Páscoa Feliz.

      Eliminar