25.6.12

Bávaros a Nu


O Festival de Ópera de Munique já arrancou e traz com ele a nova produção d'O Anel do Nibelungo da Bayerische Staatsoper, assinada por Andreas Kriegenburg e dirigida por Kent Nagano. Para celebrar o acontecimento, Spencer Tunick despiu mil e setecentas pessoas, pintou-as de vermelho e dourado e instalou-as na Max-Joseph-Platz. Homens e mulheres, gordos, magros, novos e velhos, os Muniquenses mostraram as suas vergonhas nas ruas e nas praças de Munique.






Imagens © Bayerische Staatsoper (FB)








9 comentários:

  1. Sempre polémico, mas sempre oportuno, Spencer Tunick.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dado o tema, suponho que o convite tenha sido irrecusável.

      Eliminar
  2. E estaria temperatura para isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que a manhã estava para o fresco.

      Eliminar
  3. Não sou grande adepto de Spencer Tunick. As fotografias de corpos despidos ao molho fazem-me sempre lembrar episódios de um dos períodos mais negros da história do Século passado (mas desta vez, graças à pintura dos corpos, esse efeito diluiu-se um pouco). Mas não gosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não sou fã, caro Fanático_Um. No entanto, dadas as circunstâncias, achei oportuno registar o acontecimento.

      Eliminar
    2. Engraçado: também me desagradam estas manifestações artísticas e nunca tinha percebido bem porquê, já que não tenho nada contra a nudez, por exemplo na praia, mas parece-me que o Fanático_Um tem razão: há uma certa indignidade na molhada.
      Mas há gostos para tudo.

      Eliminar
    3. Há um aspecto em que não concordo com o Fanático_Um (independentemente das questões estéticas/artísticas): existe aqui uma alegria e uma vontade de mostrar o corpo despido que é o oposto da nudez obrigatória e humilhante a que ele se refere. Suponho que a ideia de Tunick seja essa.

      Eliminar
    4. Também não tenho nada contra a nudez. Mas as imagens do Tunick fazem-me lembrar a tal nudez obrigatória e humilhante que o Paulo bem refere. Repito que desta vez, em Munique, talvez fruto da pintura dos corpos, esse efeito está mais atenuado, mas basta ver imagens em que não recorreu à coloração dos corpos (a mim vêm-me à memória imagens do holocausto).

      Eliminar