21.12.12

Paulo Ferreira em "La Wally"

Paulo Ferreira e Jennifer Maines em "La Wally"

Paulo Ferreira cantou recentemente o papel de Giuseppe Hagenbach (em "La Wally") no Tiroler Landestheater de Innsbruck, aonde regressará em breve no mesmo papel. Entretanto, Ferreira encontra-se no Pfalztheater de Kaiserslautern, onde se estreará em Janeiro como Ismaele em "Nabucco". Nos próximos tempos continuará a cantar essencialmente na Áustria e na Alemanha. Não tenho conhecimento de que esteja prevista uma aparição sua em Portugal.

Como o Mundo se calhar só acaba à meia-noite, o caríssimo público ainda deverá chegar a tempo de ouvir este pequeno excerto de "La Wally". Trata-se de uma gravação não editada, efectuada ao vivo no passado dia 21 de Novembro. Com Paulo Ferreira estava Jennifer Maines (Wally) e o maestro era Alexander Rumpf.


(Se a ligação estiver avariada, tente ir por aqui.)

9 comentários:

  1. A. Aguiar Branganza21.12.12

    Muito obrigado pela partilha. Que cantor e que voz extraordinária que é o Paulo Ferreira! Sou um seguidor atento da sua carreira, desde um Recital maravilhoso no Palácio Foz em Julho passado e tenho tanta pena que ele esteja a fazer uma carreira internacional tão aclamada e que não o possamos ouvir em Portugal. Agora compreendo uma tantas maravilhosas das criticas que o cantor teve nesta produção de La Wally "O Tenor Português Paulo Ferreira fez uma estreia fulminante em Innsbruck. O seu radiante, magnifico, maravilhoso e sumptuoso timbre de tenor, florescerá e predestina-lo-à a ser um "primo uomo.”, tal como consta no blog do cantor em -pauloferreiratenor.blogspot.pt -
    É um orgulho para Portugal ter um cantor como este, que começou a sua carreira Internacional a cantar ao lado da Anna Netrebko e que em Portugal não tenha visibilidade! Que vergonha para o nosso país!!!!! Muitos parabéns e todas as felicidades ao Paulo Ferreira!

    ResponderEliminar
  2. Extraordinário! Obrigada por me lo dares a ouvir, Valquírio.

    ResponderEliminar
  3. Jamais me olvidarei do seu impactante Don José no Coliseu do Porto, em 2007. Um notabilíssimo instrumento fundado em técnica apurada e encimado por uma salutar musicalidade e aturado cultivo do fraseado. Bravo!

    ResponderEliminar
  4. Começou no Porto, como barítono, foi como o conheci. Quem diria. Pelo que ouço, mantém um petit quoi de barítono.

    Ainda tem tempo para uma grande carreira. Oxalá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filomena Gonçalves22.12.12

      Para ser mais precisa, começou em Santa Maria da Feira a cantar numa produção do (saudoso e único) Círculo Portuense de Ópera, na grande sala do Europarque. Foi na opera "La Traviata" de Verdi, com a grande Elisabete Matos, no papel principal. Aí o Paulo Ferreira, já mostrava os seus grandes dotes vocais e de actor, no simpático papel de "Baron Douphol". Pelo que ouvi da gravação disponível, o P. Ferreira está cá um Tenor Spinto completamente arrebatador!!! Faz-me lembrar aquelas maravilhosas vozes italianas antigas! A bom ver, tempo para uma carreira é o que agora não lhe falta, até porque afinal o mundo não acabou e com as fabulosas criticas com que o nosso Paulo Ferreira tem exaltado na Alemanha e na Austria, não me faz duvidar! Muitos Parabens! Muito obrigado ao Valquirio pela partilha e bem haja!

      Eliminar
  5. Como o mundo não acabou, ainda vou a tempo de ouvir :-) Obrigada, Paulo.

    ResponderEliminar
  6. Absolutamente maravilhoso Paulo! Um timbre vibrante e brilhante, que mantém sempre uma suavidade de veludo! A tua voz cria de imediato um impacto psicológico em quem ouve. Uma voz e uma interpretação que traduzem sempre na perfeição a altíssima exigência do papel. Muitos Parabéns e desejos de muitos e muitos sucessos lá por fora!

    ResponderEliminar
  7. Absolutamente fantástico! Voz vibrante e brilhante mas com uma doçura que toca de imediato. Interpretação absolutamente irrepreensível de um dos papéis mais desafiantes, de uma dificuldade enorme. O futuro esclarecerá rapidamente (mais cedo do que mais tarde) o caminho desta Voz no mundo da ópera!

    ResponderEliminar
  8. João Rodrigues24.12.12

    Nem parece o Paulo que eu conheci e ouvi ao longo dos anos...Muitos Parabéns! Agora compreendo porque os melhores tenores começam como barítonos, pensava que já não havia vozes assim. Não me esqueço da tua bondade e sensibilidade em relação ao meu estudo vocal, quem sabe com a tua ajuda na altura também ganharia o Concurso Nacional de Canto Luísa Todi como Tenor, tal como Carlos Cardoso o fez. Tudo isso se repercute não só na tua capacidade e generosidade vocal, mas também pedagógica ao congratular aqueles para quem partilhas um gesto de amizade e conhecimento. Espero que te proporcionem o lugar que mereces e que continues a fazer o que outros não tiveram ou têm coragem para o fazer. Um Santo Natal!

    ResponderEliminar