19.11.07

Pina Bausch - The Man I Love - "Nelken"

Excerto de "Cravos"

(animajavi)

4 comentários:

  1. Meu Deus, como só agora me apercebi deste pedaço de arte tão belo aqui deixado por ti. Recordei (Teatro S.Luis) e meditei e o que daí me veio foi uma grande lágrima por, de repente, me aperceber da ausência de música na letra gestual.
    Belo, anyway.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Sinto precisamente o mesmo que tu. Acho esta uma das criações mais belas de Pina Bausch e normalmente as pessoas dão gargalhadas, mas a mim, no São Luiz, caíam-me lágrimas.
    Nunca senti o humor de Bausch como algo cómico, mesmo quando me arranca um sorriso. Há sempre um lado triste ou trágico. Se calhar foi por isso que Almodóvar escolheu "Masurca Fogo" para "Fala com ela". Ambos se identificam na tragicomédia.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Para os que ouvem, estes gestos, que não sabem ler, não são de linguagem de surdos, mas movimentos sincronizados com a música (o que se nota melhor na primeira apresentação), ou seja, uma dança. Ironicamente, as palavras ditas estão lá apenas porque esses, com sentidos mais apurados, não entenderiam a mensagem do bailado sem elas...

    ResponderEliminar
  4. A Maria tem toda a razão. Se a música de base para esta obra fosse uma versão instrumental e a canção pouco familiar, aqueles gestos seriam incompreensíveis para o público. São ironias como esta que fazem de Pina Bausch uma das criadoras mais importantes do teatro-dança. O gesto nunca é gratuito e a sua dança não é um conjunto de movimentos abstractos.

    ResponderEliminar