18.3.08

Por que se queima um piano?

Noticiava hoje o site do Público que o pianista japonês Yosuke Yamashita voltou a tocar, durante dez minutos, num piano em chamas. Já em 1973 foi filmada uma performance do pianista, intitulada precisamente "Piano em Chamas", agora recriada à beira-mar. O filme anterior pode ser visto no site do realizador Kiyoshi Awazu (clicar no primeiro ícone do lado esquerdo).


11 comentários:

  1. A escolha muscial parece-me desadequada à performance das chamas.

    ResponderEliminar
  2. Eu teria escolhido "La mer" de Debussy. Acho que se enquadrava melhor.

    ResponderEliminar
  3. Há pessoal que não tem mesmo nada para fazer... sinceramente, é a minha opinião. Até me aflige ver um piano ser incendiado.

    ResponderEliminar
  4. Mar é o que aqui não falta, seria abuso gastar também o de Debussy nesta coisa - cujo nome é uma palavra que não me deixam dizer desde menina. Para que se vissem bem as ondas, o coitado até ficou com o vento a trazer-lhe o fumo aos olhos.

    À vista de tanta água, deve ter achado original encenar os quatro elementos. O quinto é que se dispensava: se fosse bom músico, não precisaria de destruir pianos nem do fogaréu para cinzelar emoções.

    ResponderEliminar
  5. O Jorge Peixinho, tal como este senhor, também estava proibido de tocar em várias salas. Mesmo assim, que eu saiba, nunca queimou pianos.

    E agora mais a sério, acho que nenhum piano merecia que este senhor lhe pusesse as mãos em cima, nem para fazer solfejo. Aliás, ele é que não merecia o direito de pôr as mãos num piano e deveria ser julgado por crime premeditado.

    ResponderEliminar
  6. E ando eu aqui a juntar dinheirinho para comprar um piano novo...Até fiquei nervosa.
    Não é Manuel de Falla que tem uma peça chamada Dança do Fogo? Se calhar tinha qualquer coisa a ver.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Se calhar... Paz à alma do piano.

    ResponderEliminar
  8. Qué barbaridad, si me ha dolido escucharlo :(

    ResponderEliminar
  9. Marian, queimar um piano é bárbaro e criminoso.

    ResponderEliminar
  10. :)

    Eu diverti-me a ler os comentários do Público, algumas pessoas defendem esta profunda obra de arte com unhas e dentes. E eu fiquei a pensar que realmente não percebo mesmo nada de arte. Quanto ao piano, é um desperdício daqueles...

    ResponderEliminar
  11. Cuando empecé mis estudios musicales, mis padres fueron a comprarme el piano (un esfuerzo económico para la economía familiar en aquellos tiempos) y una pareja escogía un piano para "adornar" el salón de su casa, aunque nadie sabía tocarlo... no es tanto como quemarlo, pero también es triste...

    ResponderEliminar