30.3.08

Uva-dos-passarinhos

A Phytolacca americana mostra as suas flores e alguns cachos já apresentam bagas verdes que parecem miniaturas de maçãs. Quando estiverem maduras poderão ser saboreadas pelos pássaros, mas contêm substâncias tóxicas para os mamíferos. Não convém, portanto, prová-las. O sistema digestivo dos pássaros permite-lhes expelir intactas as sementes onde se encontram essas substâncias. Esta uva-dos-passarinhos está no jardim do Museu de Arte Antiga, mas as bagas maduras não são de lá. Devem ter sido comidas em Agosto do ano passado.
(O Dias com árvores fala das Phytolaccaceae.)





8 comentários:

  1. Ah, esta conhecia! Nunca consegui uma macros decentes, ao contrário destas que estão, como sempre, geniais!

    ResponderEliminar
  2. Ora aí tens uma oportunidade excelente: vais ao museu, que é sempre bonito, e fotografas flores. São dois em um.

    ResponderEliminar
  3. Esta infelizmente também tem tendências invasoras, e os passarinhos ajudam-na, por isso não é muito da minha simpatia.

    Também vinha reclamar da tua apropriação das orquídeas, mas como vi que ia dando guerra resolvi ficar calada eh eh!

    Obrigada pelo link, quando ia buscá-lo para o pôr no post encontrei o meu corito mesmo ao lado, já me tinha esquecido que tinham lá posto aquilo!

    ResponderEliminar
  4. Tendências expansionistas, eu sei, está-lhe na massa do sangue.

    Mas não há mal entendido que não se resolva. Haja vontade. Quantas vezes os amigos, quando brincam, também se desentendem?

    ResponderEliminar
  5. Felizmente as guerras aqui são a brincar. O que faríamos nós se não discutíssemos um bocadito? Não tinha piada nenhuma!

    A minha guerra a sério é com esta menina, que por aqui já é mesmo um problema, à parte dos químicos não há nada que a demova. Sendo uma exótica estas tendências expansionistas não são nada boas.

    ResponderEliminar
  6. Mesmo de uma pequena escaramuça todos podemos sair engrandecidos. E como aqui a porta é larga, com meia volta reentramos porque por estas bandas o passeio é sempre aprazível.

    ResponderEliminar
  7. A jardineira tem razão, a discussão pode ser como a pimentinha que transforma um assado num pitéu. E nem vos conto as palavras feias em alemão que aprendi no rescaldo do incêndio...

    ResponderEliminar
  8. Maria, a alegria de a ver entrar pela porta grande é minha. Como gosto de petiscar, o meu jardim está preparado para o piquenique. Os ramos dobraram-se em arco e os músicos estão a chegar.

    ResponderEliminar