5.5.13

Fim-de-semana com teclas

O que faria um pianista se de repente lhe aparecesse um insecto não identificado no teclado? Dei comigo a pensar que Artur Pizarro* daria uma gargalhada sonora para o público, encolheria os ombros, enxotaria o bicho e continuaria a tocar; Maria João Pires pararia, sacudiria suavemente o bicho para que ele pudesse seguir o seu caminho e continuaria a tocar, enlevada pelo esvoaçar do animal; e etc., mas se calhar não seria nada assim.

Elisabeth Leonskaja

Elisabeth Leonskaja recolheu os braços levemente assustada, levantou-se, lançou o seu doce sorriso para o público e disse: "I'm sorry, there is something on the piano". Afastou-se por uns momentos, esperou que uma assistente de sala retirasse o bicho de cima do teclado e voltou a sentar-se. O recital continuou sem mais aparições. Era o último do ciclo de Sonatas para Piano de Schubert que a enorme, belíssima e magnífica Elisabeth Leonskaja apresentou no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian.
Só me foi possível assistir a este, que provou tratar-se de um momento alto da temporada. A Senhora Leonskaja brilhou nas duas sonatas da primeira parte (D. 279 e D. 625), porém com a última sonata de Schubert (D. 960) hipnotizou o público. Nem tosses houve entre os andamentos. O II então, Andante, foi sublime. Uma interpretação inesquecível.

 Elisabeth Leonskaja num excerto da Sonata D. 845 de Schubert (à falta do Andante da D. 960):

Mas aconteceram-me outras coisas muito boas neste fim-de-semana. Uma delas foi ouvir Partitas de Bach no cravo de José Carlos Araújo, na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, aonde voltará nos dias 9 (mais Bach) e 16 (Carlos Seixas), sempre às 19 horas. Tente ir. É ali mesmo entre o Sheraton e a Maternidade Alfredo da Costa. Se não conseguir, sintonize a Antena 2, que transmitirá ambos os recitais em directo.

*Belíssimos os seus concertos (Schumann e Rach 2) nos Dias da Música do CCB.

8 comentários:

  1. Que delícia de post, Paulo.
    E obrigada pela música que aqui deixaste. Outra delícia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive sorte, Helena. Foi um fim-de-semana com direito a várias delícias.

      Eliminar
    2. Uma das delícias, aliás um enorme privilégio, foi assistir ao nascimento da Brünnhilde de Elisabete Matos, que está a preparar a Cena Final de "Crepúsculo dos Deuses" para o próximo concerto.

      Eliminar
    3. Quando, como, onde???????????

      Eliminar
    4. Será um concerto "só Wagner" em Palma de Maiorca.

      Eliminar
  2. Muito interessante as "variações" sobre as reacções dos diferentes pianistas sobre "o voo do moscardo"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah ah ah. Bem lembrado, João.

      Eliminar
    2. Parece que afinal era um escaravelho.

      Eliminar