12.5.09

O fim do intermezzo





Estranhei a serenidade do Outono envolto em tons primaveris, numa tarde amena e soalheira à moda do Porto, ainda Abril batia à porta. Agora, as azáleas e os rododendros já não estão em flor e o tempo é de jacarandás.

Mas aquele Outono escondia, por trás da máscara da bonança, a forte ameaça de um longo intermezzo que tem mantido a Primavera refém dos seus caprichos. Queremo-la de volta, Outono. Liberta-a. Já. Hoje.

20 comentários:

  1. Anónimo12.5.09

    O jardim do Palácio de Cristal é bonito em qualquer estação do ano!
    Mesmo que as ditas cujas andem todas trocadas (como é o caso)!!!

    Maria Helena

    P.S. Não sou nada tendenciosa, pois não?!!!!

    ResponderEliminar
  2. Sim. Por favor. Já. Mesmo aqui na mourama já não se aguentam as nuvens nem o vento, mesmo se, como consta, chove menos que a norte.

    ResponderEliminar
  3. Nãaaooo! O que seria da Primvera sem os dias fresquinhos de chuva? O que seria dos jardins sem chuva até ao fim do Verão?! O Outono não tem culpa nenhuma, fui eu que pedi a chuva, estava a achar a Primavera demasiado quente e seca.

    Viva a chuva, o vento fresco e os jacarandás cobertos de pingos de água!
    :P

    ResponderEliminar
  4. Não, Maria Helena. Não é tendenciosa, porque o jardim do Palácio de Cristal é mesmo bonito.

    Gi,
    Hoje melhorou um pouco, mas parece ser de pouca dura.

    Teresa, aka Jardineira,
    Não peças mais chuva, por amor de ti. Olha que ela ainda me dá cabo dos jacarandás.

    ResponderEliminar
  5. É melhor aproveitá-la enquanto dura!
    O verão virá forte e secoeassim previne-se a aridez sôfrega pelo fogo!

    (adoro estações trocadas e planos atropelados!!!)

    ResponderEliminar
  6. Era o bom e o bonito se tivéssemos poderes para ordenar às estações para estarem conforme o calendário...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. É um pouco leviano condenar a chuva moderada desta Primavera. Ou ainda há quem consuma comodamente água ignorando de onde ela vem?

    [Como diz bem, Ophiuchus: o improviso é, em geral, mais criativo que um guião seguido à letra, escrito para domesticar o mundo.]

    [É pena que as fotos privilegiem a figura e o busto (ainda que bonitos, e de homem) do que a chave de leitura desta estátua como símbolo do Outono. Nem a foice que está na mão direita se vê integralmente...]

    ResponderEliminar
  8. É verdade, Maria. Só notei que a foice deste Outono tinha ficado mutilada (assim como uma parte da mão esquerda) há uns dias, quando pude olhar para as fotos com olhos de ver. Tentarei, numa próxima ida ao Porto, captar a foice na íntegra.

    E se eu sei que precisamos da chuva. Não esqueci que em Março já havia incêndios nem que a água que bebemos não é produzida artificialmente (ainda). Mas temo sempre pelos jacarandás, que não gostam de chuva e vento a dar-lhes nas flores.

    ResponderEliminar
  9. Sim, vá lá, Outono, chega de intermezzo. Já sabemos que Agosto trará mais alguns salpicos...Pelo menos tem sido assim nestes últimos anos.

    ResponderEliminar
  10. Mas Paulo, sabe tão bem ter o jardim todo regado sem trabalho nenhum.

    ResponderEliminar
  11. concordo, estou farto deste tempo farrusco!

    ResponderEliminar
  12. Como é que há-de haver paz no Mundo se meia dúzia de pessoas não conseguem chegar a um acordo quanto à chuva?

    ResponderEliminar
  13. Paulo, discutir sobre os designios da natureza, é das coisas mais pacíficas que nós podemos fazer.
    Nenhuma guerra foi (até agora) desencadeada por desacordos deste tipo. Ao contrário, penso que são desacordos destes que inspiram a criação artistica (veja-se as danças da chuva).

    ResponderEliminar
  14. E a "Sagração da Primavera", que também não é propriamente pacífica. Mas eu brincava; e acho que todos estamos de acordo quanto ao bem da chuva. Hoje incomodou-me mais o frio e o vento da manhã, aquele parece que vai chover mas não chove, um tempo outonal que não apetece.
    E lembrei-me várias vezes de ti, Rosa: os jacarandás do Rato, de São Bento, do Museu de Arte Antiga... vi-os todos.

    ResponderEliminar
  15. Alguém saberia me informar o nome dessa estátua, origem, grega, romana, o nome exato dela ? ficaria muito grato mesmo. TELASKVC@HOTMAIL.COM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cesar,
      Trata-se de uma estátua que simboliza o Outono e que se encontra no Jardim do Palácio de Cristal, no Porto.
      Penso que provém de França (ou pode ter sido fundida no Porto mas de influência francesa) e que datará da segunda metade do século XIX. Pelo menos, é um tipo de estatuária ao gosto clássico que caracteriza esse período.

      Eliminar
    2. Ás estátuas que estão no Rio de Janeiro também a denomina com de outono. Mas a dúvida é essa mesma; na itália ela foi denominada de l"ete ( verão ) segundo dal libro: “L’été – ghise altomarnesi in Alife” di Alessandro Parisi, vide ; http://web-serv.provincia.campobasso.it/matrice/cultura/salvatore/salvatore1.php
      O objetivo é realmente chegar num denominador comum ; outono ou verão ( o jovem chama-se junho ) .

      Eliminar
    3. A estátua está identificada no jardim que referi como representando o Outono. De facto, olhando para o rapaz, até pelo modo como está vestido, poderá vir-nos mais depressa à ideia o Verão que o Inverno. A foice e as espigas também surgem associadas às colheitas de Verão. Quem terá deturpado a simbologia da escultura?
      Obrigado pelo "link". Não sabia que existiam cópias deste Verão-Outono em Itália e no Rio de Janeiro.

      Eliminar
    4. *o Verão que o Outono, claro.*

      Eliminar
    5. Temos também em minha cidade http://www.panoramio.com/photo/19889742 ( aqui vamos mudar o nome para VERÃO ( no Rio de Janeiro também é chamada de verão ), acho que devido as evidências, não posso mais duvidar que seja verão mesmo. Obrigado

      Eliminar